folksonomia [!] para principiantes

folksonomies são taxonomias livres, normalmente criadas por folks, que aqui podemos traduzri por… usuários e são ubíqüas em comunidades e qualquer coisa que se "ache" web2.0. este texto introdutório [e recente, com exemplos] é um bom ponto de partida pro assunto.

One Response to “folksonomia [!] para principiantes”

  1. ricardo couto Says:

    só complementando.. a folksonomia seria a “taxonomia sem controle”.

    as pessoas classificam as coisas da forma que faz mais sentido pra elas. no caso de serviços cujo uso é basicamente individual (delicious, por exemplo) – esse tipo de classificação de dados é perfeita, pois eu posso classificar um link baseado no que eu entendo por ele ou pelo que faz sentido pra mim. e a recuperação da informação será feita (geralmente) por mim mesmo. logo, a tendência é que eu encontre a informação mais rapidamente.

    mas em situações onde eu precise buscar uma informação que esteja baseada em rótulos que outras pessoas inseriram, posso ter problemas. pois nem sempre o significado é o mesmo pra pessoas diferentes.

    mas ela tem seu espaço. cabe ao arquiteto da informação/designer/quem quer que esteja preocupado com isso analisar a melhor forma.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Subscribe without commenting