convergência: perigo à vista?…

depois do senado, onde eduardo azeredo quer acabar com o sigilo das comunicações digitais, a câmara quer "acelerar"uma legislação específica sobre conteúdo convergente. senhoras deputadas e deputados, cuidado: o mundo anda se movendo muito rápido e a maioria dos sites, fluxos e serviços que realmente importa é mundial… não só seus endereços web, mas seu controle e conteúdo, podem vir de e estar em qualquer lugar. e nós, daqui, queremos estar lá fora: o mercado mundial é muito maior e mais interessante do que qualquer mercado local. tratem de construir a possibilidade do brasil ter mais mercado no mundo, ao invés de nos sujeitar a guetos e reservas de mercado setoriais e locais que tiveram, em nossa história, eficácia bastante discutível. por favor, deixem nas gavetas qualquer idéia de exercer controles indevidos sobre o que hoje [ainda] é um ambiente cultural [e de negócios] livre, pelo menos em países civilizados. coisa muito desejável por aqui, por sinal. e notem bem que este país ainda é uma democracia, ao contrário da situação imaginada por certos assessores do presidente. um deles, que acha tudo natural, nem desconfia que a venezuela [que tem seu apoio amplo, geral e irrestrito] está decaindo rapidamente para uma ditadura, também pela via do controle da mídia e comunicações por chávez, o paradigmático idiota latino-americano. portanto, muito cuidado aqui, senhores e senhoras.

[ps 1: declaração entre aspas do assessor citado acima: “Temos que dar a impressão de que somos democratas. Inicialmente temos que aceitar certas coisas, porém isso não durará muito”].

[ps 2: depois que escrevi a nota acima, a coisa complicou um bocado... num governo com os assessores descritos, o presidente, ele próprio, disse que acha "normal" quem "dá" uma concessão "cassá-la", basicamente a seu bel prazer. peraí, presidente, e as regras do jogo democrático?... veja aqui, no blog do noblat. enquanto isso, o país, sua cultura e inteligência continuam anestesiados, achando que nada disso é "muito" sério, que são apenas "deslizes" de expressão. será mesmo? se a gente não se cuidar, será que a onda das ditaduras vai varrer a pobre américa latina de novo?]

One Response to “convergência: perigo à vista?…”

  1. S. SINOTTI Says:

    Impressionante como o blogueiro distorce a verdade. Lula não se referiu a “cassar” a concessão, mas a não renová-la, o que é muito diferente. Aliás, Chaves não “cassou” a concessão da RCTV. Apenas não a renovou, usando de prerrogativa constitucional.
    A propósito, se o governo não pode deixar de renovar a concessão, por que não torná-la perpétua? O problema estaria resolvido.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Subscribe without commenting